Como o médico deve proceder na troca de plantão?
- Moraes & Pimentel Advogados
- 15 de mar. de 2022
- 1 min de leitura

Trata-se de uma prática permitida e bem comum entre os médicos e demais profissionais da saúde.
No entanto, para evitar problemas éticos e administrativos, é fundamental que os profissionais adotem alguns cuidados pontuais.
Quando acordada a troca entre os colegas médicos, a primeira medida necessária é notificar o diretor técnico sobre a substituição a ser feita.
A notificação deve ser feita por escrito e os médicos devem guardar uma cópia desse documento.
É interessante que o médico tenha em mãos seu próprio modelo de notificação para utilizar no seu trabalho. A documentação personalizada e individualizada é fundamental na atuação médica.
Essas medidas são necessárias para a defesa dos médicos em casos de denúncia relacionada à ausência em plantão ou até mesmo problemas no momento da remuneração, por exemplo.
A palavra chave nesse quesito é: PREVENÇÃO!
Isto porque, o médico para se ausentar do plantão, precisa se certificar de que outro colega se encontra presente para substituí-lo.
A ausência do médico em plantão a que estava escalado ou obrigado a cumprir, converte-se em uma dupla falta: ética e administrativa.
É proibido afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem deixar outro médico encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave.
* As recomendações indicadas neste post estão de acordo com o Código de Ética Médica, que disciplina as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem.
Comments